Previpar realiza encontro para discussão sobre a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados vem alterando a rotina das entidades. Resumidamente, o objetivo da lei é aumentar a proteção e o controle dos dados pessoais.

A adaptação e o desafio das entidades para correr contra o tempo e preparar suas equipes e seus processos já começou e com isso muitas dúvidas e discussões.

Pensando nisto, no dia 06 de outubro a Previpar promoveu um encontro com suas associadas para uma troca de experiências e anseios com relação à adequação a lei.

O evento foi aberto pela Diretora-presidente da Previpar Cláudia Trindade, lembrando que a LGPD veio através do surgimento da GDPR, que é a versão europeia da lei. Também relembrou que no Brasil o início do tema se deu em 2014 com o Marco Civil da internet que já falava de proteção de dados.

Na sequência Cláudia comentou sobre a importância de implantarmos estas medidas nas entidades e discorreu sobre ações realizadas pela Previpar como o Treinamento de LGPD e a palestra realizada no dia do atuário, buscando levar informação a suas associadas.

Para dar início nas discussões Cláudia mencionou como a Fusan esta se adequando a nova lei e na sequência, os representantes das entidades presentes tiveram a oportunidade de relatar o andamento de seus processos de adequação à Lei, que entrou em vigor em agosto último e relembraram a relação de documentos e atos que precisam ser providenciados como a designação do DPO, a Política de privacidade, o Mapeamento de dados entre outros.

Estavam presentes 15 entidades e 30 participantes, o que demonstrou o interesse sobre o tema.

Para finalizar o evento, a diretora presidente Cláudia Trindade e Jocelaine Souza também diretora da Previpar lembraram sobre a importância da união das entidades para o fortalecimento e para facilitar as ações de entidades pequenas.