Palestrantes

Carlos Marne Dias Alves

Carlos Marne Dias Alves

É formado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF) e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Pós-Graduado em Direito Previdenciário e em Política e Estratégica Nacional pela Universidade de Brasília (UnB). Possui mestrado em Direito nas Relações Internacional pelo Uniceub e Mester en Gestion y Direction de Planes y Fondos de Pension  pela Organização Internacional de Seguridade Social  e Universidade de Alcalá – Madri (Espanha).

Gaúcho, trabalhou como fiscal de tributos no Estado de Minas Gerais. É auditor fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1997. De 2001 a 2003, assumiu a Coordenação-Geral de Regimes Próprios de Previdência no Ministério da Previdência Social. Em 2003, assumiu a coordenação jurídica da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência Social, onde também foi Coordenador-Geral de Informações Gerenciais de 2004 a 2007. De 2007 a 2010, foi Diretor de Relações Institucionais e Organização, também na SPC. Em 2010, assumiu a Coordenação-Geral de Informações Gerenciais na Previc e, em novembro de 2011, a Assessoria de Relações Institucionais da autarquia.

Claudia Lima

Claudia Lima

Foi admitida na patrocinadora COPEL em 1993. Em 2001 passou para o quadro próprio da Fundação Copel, inicialmente como analista na área administrativa. Em 2005 com mais oito empregados fundou a AFC – Associação dos Empregados da Fundação Copel (que 12 anos depois se tornou a primeira instituidora da entidade), assumiu a gerencia administrativa e de RH em 2009, em 2014 foi Diretora de Administração e Seguridade (DAS), em 2015 voltou para a gerencia de Recursos Humanos e em 2016 assumiu novamente a DAS onde permanece até a data de hoje. Possui Bacharelado e Licenciatura em Administração de Empresas, Especialização em Gestão de Pessoas e Especialização em Gestão da Previdência Complementar pela UNIABRAPP/ FIA.

Dado Schneider

Dado Schneider

Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos últimos 30 anos, foi professor da UFRGS, PUC/RS, ESPM, HSM EDUCAÇÃO e UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (Porto, Portugal).

Trabalhou em grandes agências de publicidade (MPM, OGILVY, DM9, ESCALA, etc.) nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, iniciada em 1979. Nos 10 anos seguintes, foi executivo de marketing da CLARO e é o próprio criador desta marca. Além de Consultor de Comunicação para Vendas de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Desde 2009, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador: é o criador da Palestra Muda, onde utiliza uma linguagem revolucionária para atrair a atenção, além de ter dezenas de milhares de seguidores nas Redes Sociais. Ele também escreveu “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets.

Eduardo de Toledo

Eduardo de Toledo

Portfolio Specialist de Renda Variável

No início de 2014, ingressou na Itaú Asset Management, como Portfolio Specialist. Eduardo iniciou sua carreira como analista de Renda Variável do Banco Real de Investimento. Posteriormente, foi Gestor de Fundos e Head de Equity Sales no Banco Sudameris de Investimento. Também atuou como Head de Equity Sales e Trading no ABN AMRO Real, Senior VP de Equity Sales e Head de Equity Sales no Santander. Eduardo é graduado em Ciências Econômicas pela PUC-SP e possui MBA pela University of Illinois at Champaign Urbana.

Felinto Sernache Coelho Filho

Felinto Sernache Coelho Filho

Com mais de 30 anos de experiência em consultoria atuarial para benefícios, Felinto lidera a área de consultoria e soluções em Previdência Privada da Willis Towers Watson na América Latina.

É Coordenador Regional do Comitê de Aposentadoria e Membro do Comitê Regional de Inclusão e Diversidade da Willis Towers Watson.

Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Instituto Brasileiro de Atuária.

Guilherme Benites

Guilherme Benites

– Bacharel e Mestre em Matemática Pura pelo IME-USP

– Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica – USP

– Financial Risk Manager pela GARP

– Consultor de Valores Mobiliários pela CVM

– Sócio da Aditus desde maio/2011.

Hélio Zylberstajn

Hélio Zylberstajn

Doutor em Relações Industriais pela Universidade de Wisconsin – Estados Unidos.
Professor Sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Coordenador do Projeto Salariômetro da Fipe.
Bacharel em Economia pela USP. Possui Licenciatura em Física pela mesma universidade.
Consultor da OIT – Organização Internacional do Trabalho, do Banco Mundial e do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da European Foundation.
Membro do CONSEA – Conselho Superior de Estudos Avançados e do CORT – Conselho Superior de Relações de Trabalho, ambos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Membro do COE – Conselho de Orientação Econômica da Associação Comercial de São Paulo.
Membro do Conselho Gestor da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo.
Membro honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.
Foi fundador e presidente do IBRET – Instituto Brasileiro das Relações de Emprego e Trabalho e da ABET – Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.

Jarbas Antonio de Biagi

Jarbas Antonio de Biagi

Diretor Presidente do Sindapp. Advogado, Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Professor universitário,  Presidente do Conselho Deliberativo da Ordem dos Advogados do Brasil, membro independente do Conselho Deliberativo da Previdência Complementar do Grupo de Energias do Brasil (Enerprev), entidade fechada de previdência complementar, e representante suplente das Entidades Fechadas de Previdência no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). É autor de numerosos artigos acadêmicos e coautor da obra “Comentários à Lei de Previdência Privada LC 109/01”.​

Leonardo José Rolim Guimarães

Leonardo José Rolim Guimarães

Possui Mestrado em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidad de Alcalá, Espanha (2015), especialização em Administração pela Universidade de Brasília (1999) e em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela ENAP (1996). É, desde 2003, consultor de orçamento da Câmara dos Deputados (concursado), nas áreas de previdência, trabalho e assistência social e instrutor do Centro de Formação, treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR).

Foi secretário de políticas de previdência social do Ministério da Previdência Social (de 01/2011 a 04/2014), vice-presidente da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS), presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), secretário executivo do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), conselheiro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) e membro do Comitê Gestor de Estatísticas Sociais do IBGE. Foi diretor da Assessoria de Planejamento e Modernização Administrativa da Presidência do Senado Federal (2007 a 2008) e coordenou as investigações e elaboração dos relatórios parcial e final da CPI dos Bingos (2005 a 2006). Foi assessor especial do Ministro do Trabalho e Emprego (1999 a 2002), quando, dentre outras atividades, coordenou a elaboração e implementação das medidas que viabilizaram o pagamento dos expurgos do FGTS de R$ 40 bilhões (nominais em 2001) e o Programa Trabalho e Cidadania, que implementou as primeiras políticas públicas federais de economia solidária e crédito orientado para trabalhadores informais e micro e pequenas empresas. Foi professor do Departamento de Administração do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (1999 a 2000).

Foi instrutor da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (1998 a 2002).

Atualmente é Secretário de Previdência na Secretaria-Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Lucas Nóbrega

Lucas Nóbrega

Ingressou na Bayer em 2009 sendo o executivo responsável por previdência desde 2012. Atualmente é Diretor Superintende da Previbayer. Anteriormente, atuou como responsável de investimentos no fundo de pensão da Ericsson. Ele é Diretor Executivo da ABRAPP pela regional Sudoeste, responsável pela Comissão Técnica de Estratégia e Criação de Valor, trabalhou em diversas ações da ABRAPP como na Comissão de Investimentos, Ad-Hoc CNPJ por Plano e Ad-Hoc Previsonho.

Lucas possui MBA Executivo pela Vanderbild University/USA, em parceria com a FIA/USP, é profissional certificado pelo ICSS e ANBIMA. Palestrante regular em eventos nacionais e internacionais sobre temas de previdência complementar brasileira, investimentos, educação financeira, estrutura de perfis de investimentos no modelo ciclo de vida e planos instituídos.

Luís Ricardo Marcondes Martins

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Membro Titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, Certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissional de Seguridade Social, foi Diretor Presidente da OABPrev-SP, Diretor Jurídico Abrapp, Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo-CAASP, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Conselheiro Seccional da OAB/SP, Presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP. Vice-Presidente do SINDAPP – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, e também Diretor Superintendente da Mongeral Aegon Fundo de Pensão.

Luiz Paulo Brasizza

Luiz Paulo Brasizza

Contador (IESA – Santo André), MBA em Previdência Complementar e Pós-graduação em Engenharia de Negócios (UFRJ/COPPE), Especialização em Política e Estratégia (USP/NAIPPE), Especialização em Comércio Exterior (Aduaneiras). Diretor de Investimentos da Volkswagen Previdência Privada. Diretor-Executivo da Abrapp (2012-2016), atual Vice-Presidente da Associação. Diretor-Presidente da UniAbrapp. Representante da ABRAPP em Conselhos do CDP e ISE (B3). Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Coordenador Geral dos Congressos da Abrapp de 2014 a 2019.

Marcelo Alves

Marcelo Alves

Administrador, com MBA em marketing e está há mais de 10 anos à frente da empresa Overstress, que implanta programas de qualidade de vida corporativa.

Único brasileiro e primeiro sulamericano a completar a World Marathon Challenge. Prova que consiste em correr 7 maratonas, em 7 dias consecutivos, nos 7 continentes (Antártida, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania).

Aventuras: Noite Polar ( Ilha de Spitsbergen,  território norueguês) , A Antarctic Ice Marathon,  maratona do Polo Norte, Jungle Marathon (na Floresta Amazônica), Everest Marathon, Volcano Marathon (no deserto do Atacama no Chile). Autor do livro Extremos – A trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos e da  coleção infanto-juvenil 8 Cantos do Mundo.

Marciano de Almeida Cunha

Marciano de Almeida Cunha

Doutor em Educação pela PUCSP, com estágio sandwich na Universidade de Montreal

Canadá. Mestre em educação pela PUCPR, Especialista em metodologias do ensino pela Universidade Estadual do Ceará e licenciado em ciências biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor e coordenador na educação básica. Durante 10 anos atuou como professor nos cursos de pós graduação em gestão escolar do Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão ministrando aulas nos 26 estados da Federação Brasileira e atualmente é Professor nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e na Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCPR.

Diretor da Acreditte Desenvolvimento Humano e Organizacional e da Octagoon Liderança e Performance, especializadas na área de Gestão de Pessoas com ênfase em treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial.

Palestrante e Mediador de Talk Shows, em nível nacional, para públicos corporativos, educadores, universitários, empreendedores e lideranças.

Em 2015 desenvolveu o projeto Juventude Positiva: Minha História, Meus Sonhos, Meu Sucesso, que atingiu 1000 jovens de Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual de educação.

Patrícia Linhares

Patrícia Linhares

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP, Mestre em Direito Público pela PUC-SP, Pós-MBA em Conselho de Administração Saint Paul Escola de Negócios, Extensão-MBA pela European School of Management and Technology-ESMT (Alemanha), professora de graduação e pós-graduação em Direito Tributário e Previdenciário. Sócia fundadora do escritório Linhares e Advogados Associados.

Paulo Fontoura Valle

Paulo Fontoura Valle

Subsecretário de Previdência Complementar do Ministério da Economia desde janeiro de 2019, exerceu o cargo de Presidente da Brasilprev, empresa líder do mercado de previdência no Brasil, entre dezembro/2015 a março/2018. Anteriormente, exerceu o cargo de Subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional, entre 2006 e 2015, tendo sido o responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores nacionais, estrangeiros e agências de rating. Também exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, de 1999 a 2006, tendo liderado a implantação do programa Tesouro Direto – venda de títulos públicos diretamente ao público. Atuou como Vice-Presidente da Federação Nacional de Previdência e Vida – Fenaprevi, entre janeiro/2016 a março/2018, e foi membro dos Conselhos de Administração da Brasilprev (2007 a 2009) e da Caixa Econômica Federal (2006 a 2012), dos Conselhos Fiscais do BNDES (2011 a 2015), BR Distribuidora (2012 a 2015) e Vale do Rio Doce (2013 a 2015) e do Comitê de Auditoria do IRB Brasil RE (2018 a 2019). MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, em 1996, e Especialização em Economia na George Washington University – Washington, em 1998.

Rodrigo Chemim

Rodrigo Chemim

Possui especialização em Ciências Penais (1992), mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Direito de Estado pela mesma Universidade (2015). Atualmente é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, professor titular de processo penal – Unicuritiba – Centro Universitário Curitiba, professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Criminal do Unicuritiba; professor convidado do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Unicuritiba; professor de processo penal da FAE – Centro Universitário Franciscano, em Curitiba, professor de processo penal da Escola da Magistratura Federal no Paraná, professor de processo penal da Escola da Magistratura do Paraná e professor de direito processual penal da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR. É Coordenador da Pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal do Unicuritiba – Centro Universitário Curitiba. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas processuais penais; ministério público e investigação criminal; processo penal; controle externo da atividade policial; leis penais especiais; crimes do colarinho branco; reforma do processo penal; tecnologia e processo penal. Autor de diversos livros entre eles  Mãos Limpas e Lava Jato – A corrupção se olha no espelho.

Silvio Renato Rangel Silveira

Silvio Renato Rangel Silveira

Formação superior nas áreas de direito e de TI, e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Por 21 anos foi diretor da Fundação Itaipu Brasil de Previdência  Complementar (FIBRA), nas posições de diretor administrativo e financeiro, diretor de seguridade e diretor superintendente. Foi membro do Conselho de Administração e da Comissão Técnica Nacional de Investimentos da ABRAPP, da Comissão de Ética do SINDAPP, coordenou as comissões AD HOC de Precipitação e Solvência e de CNPJ por plano, participou da comissão temática de transferência de gerenciamento. Atuou também como presidente e diretor da PREVIPAR, e membro do conselho da Paraná Previdência. Autor do livro “Previdência Social na Sociedade de Risco: o desafio da solidariedade com sustentabilidade”, coautor do livro “PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: Estudos em homenagem aos 15 anos da Legislação Federal?. Em 2016 foi eleito Dirigente do Ano pela ANCEP, e recebeu o Prêmio Nacional de Seguridade Social, na categoria Dirigente Nacional, concedido pela ABRAPP/ ICSS / SINDAPP. Hoje atua como Consultor Independente e como Professor de cursos de pós-graduação na PUC/PR, EMATRA IX, Universidade Positivo, Uniabrapp, Fia e Ibmec.

Tales Casagrande

Tales Casagrande

Engenheiro de Vendas pela Trend Micro Brasil é formado em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação com pós – graduação em gestão de projetos, ambos pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul.

Valéria Jureidini

Valéria Jureidini

Formação em Marketing, Pós Graduação em Gestão de Negócios e MBE-Economia de Negócios. Docente em cursos de MKT Digital para Pós Graduação em Planejamento Digital e Gestão de TI. Consultora especialista em gerar resultados para negócios no ambiente digital em diversos segmentos como Seguros, Telefonia Móvel, Financeiro, Turismo, Fundações, Governo, Engenharia e Construção e Consultorias.

Experiência de 20 anos em planejar, definir e liderar projetos de User Experience, Service Design e Estudos de Viabilidade técnica, econômica e financeira para Transformação Digital, Portais Corporativos, Plataformas de Negócios e Startups.

Nos últimos 10 anos venho estudando e me aprofundando em metodologias ágeis e específicas para entender profundamente as necessidades e demandas de clientes, estruturação e proposta de valor, maturidade digital de empresas e governança de iniciativas digitais.  Tudo com o intuito de obter o melhor na visão de negócios, na definição de projeto, na estruturação de processos e na experiência de cliente.

Mais recentemente, meu foco está voltado as metodologias e implementações do conceito de Engagement Sales, que integra o uso de técnicas de Outbound Sales, Outbound MKT, Inbound MKT e CRM, objetivando elevar a performance dos negócios, na busca inteligente de mercados e maior conversão em vendas.

Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho

Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho

Brasileiro, natural de Recife-Pernambuco. Especialista e doutorando em Direito, Mestre em direção e gestão de fundos de pensão pela Universidad de Alcalá (Espanha) é membro de carreira da Advocacia-Geral da União desde 2006. Ocupou o cargo de Chefe da Assessoria Jurídico-Legislativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Foi Consultor Jurídico do Ministério da Previdência Social, mais alto posto jurídico da Previdência Social e, cumulativamente, exerceu a Presidência da Câmara de Recursos da Previdência Complementar, órgão de 2ª e última instância administrativa de aplicação de penalidades aos gestores dos Fundos de Pensão no Brasil.

Foi Coordenador-Geral de Processo Disciplinar e de Direito Administrativo da Consultoria Jurídica da Previdência Social, bem como assessor especial do Diretor-Geral do Sistema de proteção da Amazônia e Coordenador de Consultoria da Procuradoria da Previc. Chefiou a Procuradoria Federal Especializada em Novo Hamburgo-RS como Subprocurador-chefe. Autor de diversas publicações na área jurídica e também literária.

Wagner Kladt

Wagner Kladt

Consultor Sênior de Investimentos, Mercer Brasil

É consultor sênior de investimentos na Mercer Brasil. Com amplo capital intelectual em consultoria de investimentos, apoia a implantação de estratégias de alocação, avaliações de desempenho e análises de riscos com o objetivo de melhorar a relação risco x retorno dos investimentos no longo prazo. Wagner tem mais de 20 anos de experiência profissional em investimentos e acumula passagens por empresas como Citibank, Bank Boston, Banco Safra e ABBPrev (Entidade Fechada de Previdência). É formado em Administração de Empresas pela PUC/SP, pós-graduado em Finanças pelo IBMEC/SP e em negócios internacionais pela Sydney Business School, e tem certificação CFA (Chartered Financial Analyst).