Palestrantes

Bruno Lima

Bruno Lima

Graduado em Matemática na Universidade Federal de Goiás e possui MBA em Finanças pelo Insper. Ingressou no mercado financeiro em 2006 no Banco Máxima – Rio de Janeiro, nas áreas de Risco e Controladoria. Em setembro de 2006 ingressou na Asset do Banco Espirito Santo (BES) no time de Renda Variável ocupando posições de analista e gestor. A partir de 2013 ficou como responsável pela Gestão da Asset do Banco Espirito Santo. Em janeiro de 2015 ingressou na Bradesco Asset como gestor de renda variável, é responsável pela estratégia Ações Livre.

Bruno Maueler

Bruno Maueler

Ingressou na SPX em 2022 como Head de Soluções de Investimentos, uma nova vertical de negócios, que oferece serviços customizados de Asset Allocation e curadoria de produtos, tanto líquidos quanto alternativos, para fundações e investidores institucionais estrangeiros. Bruno atuou por 11 anos como Head de Investimentos da Fundação Copel. Além disso, foi membro do comitê de investimento da ABRAPP e coordenador do comitê de investimento da ABVCAP. Bruno é formado em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), tem MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e detém o título de CFA do CFA Institute.

Carlos Piazza

Carlos Piazza

Consultor, Professor, Autor, Escritor, Articulista com 6 livros publicados
Futurista Certificado Millenium Project pela United Nations University
Embaixador no Brasil do Teach The Future pela Huston University
Certificado Harvard Business Review – Global Diversity Management
Membro do WFSF – World Futures Studies Federation
Membro do Millenium Project – Global Futures Studies & Research
Membro do FLI – Future of Life Institute
Membro The Good Future Project
Membro do Laboratório de Futuros Cúpula ONU 2024
Ted Talker

Cristiano Verardo

Cristiano Verardo

Profissional da Previdência Complementar Fechada. Atualmente atua como Diretor de Seguridade, Relacionamento e Tecnologia da Vexty. Entusiasta da Educação Financeira e Previdenciária. Apoiador de programas educacionais e de sensibilização da Abrapp/UniAbrapp.

Dr. Devanir Silva

Dr. Devanir Silva

É Administrador de Empresas, atua no setor desde 1981 e há 39 anos exerce o principal cargo executivo da ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar. Frequentou cursos no País e no exterior, como os da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e os seminários promovidos pelas entidades nacionais do sistema em numerosos países. No Chile presenciou a privatização da previdência social daquele país, conhecendo de perto as complexas questões que esse processo envolve. Possui produção intelectual publicada em revistas especializadas. É autor do Livro Fundos de Pensão e a Abrapp: História de Lutas e Vitórias – 2014- Editora Abrapp. É um dos autores dos Livros Fundos de Pensão em Debate – 2002 – Editora Brasília Jurídica e Introdução à Previdência Complementar – 2005 – Editores Abrapp/Icss/Sindapp – Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 Anos da Legislação Federal – 2016 – Instituto As Tiago Dantas de Direito e Economia. Foi representante da ABRAPP na Organização Iberoamericana de Seguridade Social. Superintendente Geral da ABRAPP.

Eduardo Lamers

Eduardo Lamers

Advogado. Mestrando em Direito, Justiça e Impactos Econômicos pelo CEDES. MBA em Previdência Complementar Fechada. Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil. Pós-Graduado em Direito da Medicina. Assessor da Superintendência-Geral da ABRAPP. Consultor Jurídico de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.  Membro do Colégio de Coordenadores e da Comissão Técnica Regional Sul de Assuntos Jurídicos – ABRAPP. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-PR.Especialista UNIABRAPP. Autor de artigos técnicos na área de Previdência Complementar. Certificação profissional pela ANBIMA – CPA-20. Ex-Diretor de Previdência do Fundo de Previdência Mais Futuro.

Fabiana D’Atri

Fabiana D’Atri

Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Antes de integrar a equipe de Economia da Bradesco Asset, foi economista do BBI (Banco Bradesco de Investimento) e trabalhou na Mauá
Asset Management, na Tendências Consultoria e no Banco Real ABN Amro. Por quase 14 anos esteve no Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco, desenvolvendo diversas atividades de sell side e buy side. Nos anos mais recentes, análise ficou focada em economia internacional, com foco em China.

Fábio Coelho

Fábio Coelho

Presidente da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais e Professor da FGV. Foi Presidente da Previc, o regulador de fundos de pensão no Ministério da Economia. É servidor de carreira do Banco Central do Brasil (BCB) licenciado. Coelho é Engenheiro Civil, mestre em Administração e Doutor em Economia. 

Francisca Brasileiro

Francisca Brasileiro

Sócia e Diretora de Investment Solutions da TAG Investimentos. Com mais de 15 anos de experiência em Asset Allocation, Francisca está há 6 anos na TAG nas funções de Estrategista e posteriormente líder da área de Investment Solutions, onde é responsável pela alocação dos clientes Institucionais e desenvolvimento de negócios. Nesse tempo, passou por grandes consultorias, sendo 9 anos na WTW como head de Alocação Estratégica e, posteriormente, Manager Research. Atuou também como Gerente de Riscos na LUZ Engenharia Financeira junto à Assets, Familiy Offices e tesourarias. Antes disso, dedicou-se à pesquisa acadêmica, se especializando em modelos de simulação numérica e análises estatísticas robustas.

Geraldo Assis

Geraldo Assis

Contador, pós graduado em auditoria externa, MBA em Previdência Complementar, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Administração. Sócio Diretor da Pension Brasil, Secretário Executivo das Comissões Técnicas de Contabilidade da ABRAPP, Conselheiro Deliberativo da ANCEP, Conselheiro Fiscal Contratado das EFPC ENERPREV e ACEPREV, Professor dos cursos de MBA em Previdência Complementar treinamentos da UNIABRAPP e ANCEP. 

Glewerson Luiz Caron

Glewerson Luiz Caron

Advogado, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Previdência Complementar, Gerente Executivo de Relacionamentos e Negócios da Fundação Copel, Prática em formatação e implantação de Planos Previdenciários.
Cargos anteriores:
Gerente Previdenciário;
Gerente de Projetos e novos Negócios;
Assessor da Diretoria Executiva;
Secretário Municipal de Saúde;
Gerente de Regulação Médica em Autogestão;
Gerente de Negociação;
Gerente Administrativo em Autogestão.
Guilherme Benites

Guilherme Benites

– Bacharel e Mestre em Matemática Pura pelo IME-USP
– Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica – USP
– Financial Risk Manager pela GARP
– Consultor de Valores Mobiliários pela CVM
– Sócio da Aditus desde maio/2011.

Jairo Santana

Jairo Santana

– Economista, com MBA’s em Previdência Complementar Fechada e em Gestão de Pessoas e Liderança;
– Atuando no segmento de Previdência Complementar há mais de 10 anos, após longa experiência na área de Recursos Humanos;
– Certificações pelo ICSS, com ênfase em administração e investimentos, e certificação profissional pela ANBIMA / CPA-20;
– Membro da Comissão Técnica Sul de Investimentos da Abrapp.

Jarbas Antonio de Biagi

Jarbas Antonio de Biagi

Advogado e Mestre em Direito Previdenciário.  Atual Diretor Presidente da Abrapp,  Diretor Financeiro (AETQ) da OABPREV-SP e Diretor da Mutuoprev. Foi presidente no Banesprev-Fundo Banespa de Seguridade Social, Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo da ENERPREV – Entidade de Previdência Privada do Grupo EDP. Presidente do Sindapp – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar,  Diretor Executivo da Abrapp. Integrante do CGPC – Conselho de Gestão de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC e Membro Titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Professor, historiador, palestrante, escritor e apresentador.

Marina Vieira Fabro

Marina Vieira Fabro

Diretora Executiva da Data A.
Administradora de empresas pela ÚNICA e designer gráfica pela UFSC, é GDista e pós-graduada em Gestão da Previdência Complementar pela CESUSC, com certificado em gestão de operações pela universidade de Warton, em gestão de pessoas pelo IBMEC. Liderou projetos de governança e equipes de gestão de passivo para mais de 12 EFPCs, bem como times de tecnologia, pós-vendas e atenção a clientes (B2B e B2C). Atuou no conselho fiscal do maior fundo instituído do país e coordenou edição do Feirão do Imposto ACIF Jovem. Criadora do instagram @marinasobreprevidencia e do grupo Mulheres Previdentes.

Narlon Gutierre Nogueira

Narlon Gutierre Nogueira

Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Desde o ano de 2012 vem ocupando diferentes cargos de direção relacionados à política previdenciária no Governo Federal. Mestre em Direito Político e Econômico. Master em Direção e Gestão dos Sistemas de Seguridade Social. Especialista em Direito Público. Graduado em Administração e Direito.

Ricardo Pena

Ricardo Pena

Economista e Demógrafo com pós-graduação em finanças e atuária pela Fipecafi/FEA/USP (2000) e doutorado pelo Cedeplar/FACE/UFMG (2005). É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 2003. Foi diretor de investimentos (2004 a 2007), Secretário-Adjunto e Secretário de Previdência Complementar (2008-2009) no Ministério da Previdência Social e o 1º Diretor-Superintendente da PREVIC (2010-2011).Foi também o 1º Diretor-Presidente da Funpresp-Exe de dezembro/2012 a janeiro/2022. Foi professor de graduação em economia e de pós-graduação em previdência complementar na FGV, ICAT-DF, CESUSC, GranFaculdade e FIPECAFI. É autor do livro “A demografia dos fundos de pensão”, coleção MPS, de 2007. Fez parte,  em novembro/dezembro-2022, do GT da Transição Governamental na área de previdência. Retornou, a partir de 17/fevereiro/2023, como Diretor-Superintendente da PREVIC.

Thiago Nieweglowski

Thiago Nieweglowski

Administrador, pós-graduado em Finanças e com MBA em Previdência Complementar Fechada; Especialista em Educação Financeira e Previdenciária, atua como Consultor de Investimentos, Finanças e Previdência há mais de 15 anos; Dupla certificação pelo ICSS, com ênfase em administração e investimentos, e certificação profissional pela ANBIMA | CPA-20; Palestrante, Professor do ISAE/FGV e Universidade Positivo; Diretor do Sindicato dos Administradores do Estado do Paraná – SINAEP; membro da Comissão Técnica Nacional da Previdência Associativa e do Comitê de Expansão de Planos Setoriais e Família da Associação Brasileira das EFPC | ABRAPP; e membro fundador do C12 Group Brasil.

Vanessa Dall Inha

Vanessa Dall Inha

Graduada em Administração de Empresas
MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0
Especialista em Previdência Complementar
Experiência de 21 anos no mercado financeiro, 19 em Previdência Complementar e 18 anos de Quanta Previdencia
Certificada pelo Instituto de Certificação Profissional de Seguridade Social (ICSS), CPA-20 e Scrum
Coaching para Gestores de Alta Performance
Atuou na área Comercial, Capacitação, Relacionamento com Clientes e atua com Operações/Seguridade