Previpar realiza 1º encontro híbrido

Encontro da Associação dos Fundos de Pensão do Paraná – Previpar, reuniu em 16 de março, mais de 50 participantes representantes das associadas, em formato híbrido.
A programação contou com a apresentação de José Márcio Camargo, da Genial Investimentos, explanando sobre o cenário atual do Brasil, macroeconômico e eleitoral, destacando os fortes impactos da Guerra no comportamento mundial frente à um cenário de pandemia com indícios de melhora em diversos setores que sofreram muito com as restrições de circulação.
Na sequência, Cláudia Trindade, Diretora Presidente da Previpar e também Diretora da UniAbrapp mencionou a importância da Abrapp também estar presente neste evento, com foco no cenário atual do país, passando para as associadas as expectativas para o ano e as novidades recentes do sistema.
Luis Ricardo Martins e Devanir Silva apresentaram os principais temas que constam na agenda do sistema para 2022, os desafios e as oportunidades.
Luis Ricardo falou da Agenda do CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar, órgão estrategista do setor e a Abrapp tem assento como representante das entidades de previdência complementar.
Também destacou a Resolução sobre o regimento especial de administração, nas quais Luis mencionou as alterações na norma sobre regimes especiais de administração, intervenção e liquidação de entidades fechadas de previdência complementar, aprovada pelo CNPC em março, também foram pontuais, com a inclusão de prazos, fixação da remuneração máxima de administradores, entre outros.
O Diretor-Presidente da Abrapp também destacou a conquista da operacionalização do CNPJ por plano, a qual tem sido prorrogada, diante da pandemia, mas a expectativa é que se tenha uma instrução normativa conjunta dos órgãos até o início do segundo semestre deste ano.
Já o Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, falou dos desafios deste ano e também das oportunidades. Um cenário desafiador, com Guerra internacional, pandemia com sinais de lockdowns na China, além de ano eleitoral no Brasil.
Segundo Devanir, é preciso notar as oportunidades a serem exploradas pelas entidades, como a possibilidade de resgate parcial e de portabilidade geradas pela Resolução CNPC 50, dentre outras.
Um encontro que marcou a retomada dos eventos da Previpar com café da manhã, encontros e muito bate-papo e trocas de experiências.