Previpar celebra 20 anos com presença da Abrapp, Sindapp e associadas

A Associação dos Fundos de Pensão do Paraná, Previpar, comemorou seu aniversário de 20 anos nesta quarta, 12 de dezembro, com um jantar realizado em Curitiba. O evento contou com a presença de seus atuais diretores, ex-presidentes, representantes das 15 associadas e 2 conveniadas e dos formandos de duas turmas do curso “Exercício da Função de Conselheiro”, realizado em parceria com a UniAbrapp. Estiveram presentes o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, o Diretor Presidente do Sindapp, Jarbas Antonio de Biagi e o Superintendente Geral, Devanir Silva.

“Gostaria de parabenizar a Previpar pela importante trajetória de seus 20 anos de atuação na defesa da Previdência Complementar Fechada na região”, disse Luís Ricardo em discurso durante o evento (foto). Em sua apresentação, o Diretor Presidente retomou as recentes conquistas da Abrapp a favor do fomento do sistema, tais como o PrevSonho e o Fundo Setorial e enfatizou a aprovação da proposta do CNPJ por Plano pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar ocorrida na última terça, 11 de dezembro.

Luís Ricardo elogiou ainda as iniciativas de oferta de planos voltados aos familiares de participantes de entidades de região sul do país. “O Fundo Setorial da Abrapp tem a função de atuar como indutor do lançamento de novos planos voltados aos familiares, seguindo os exemplos de sucesso da Fundação Copel e da Fundação CEEE”, comentou.

A Presidente da Previpar Cláudia Regina Janesko agradeceu a presença e apoio de todas as associadas e conveniadas e dos ex-presidentes. “Tenho aprendido muito com a Previpar, não somente no trabalho associativo e profissional, mas principalmente no aspecto pessoal. Tenho aprendido a olhar mais para o lado, olhar para o outro, a ver que as necessidades do outro muitas vezes são maiores que as nossas. E que a união sempre conquista muito mais que a atuação individual”, disse a Presidente da associação, que também é Diretora Suplente da Abrapp.

Estavam presentes os seguintes ex-presidentes da associação: Lauro Sossela de Freitas, Rubens Ghilardi, Luiz Tadeu Garbi da Silva, Silvio Renato Rangel Silveira, Hélio de Almeida Machado, Cláudia Trindade e José Luiz Costa Taborda Rauen. O atual Diretor da Previpar, Floricio Medeiros da Costa, também participou do evento. Cláudia Janesko parabenizou ainda os formandos do curso de capacitação de conselheiros e dirigentes e ressaltou a importância da certificação do ICSS obtida por eles.

Curso de Capacitação – O treinamento “Exercício da Função de Conselheiro” teve início em julho deste ano e encerrou recentemente, em dezembro, com 5 módulos e 80 horas/aula. Estas foram a 8ª e 9ª edições do curso, que se iniciou em 2008 e já formou mais de 300 dirigentes, conselheiros e profissionais de entidades fechadas. Só neste ano foram 65 profissionais capacitados a se certificarem junto ao ICSS.

A Diretora da Previpar Cláudia Trindade, que também é Diretora da UniAbrapp, ressaltou a atuação da associação a favor da capacitação dos dirigentes e profissionais das entidades do Paraná. “Para nós esta noite é muito gratificante, não somente por comemorarmos os 20 anos, mas por relembrarmos da bela trajetória da associação, sempre representando suas associadas da melhor forma possível, além da realização de seminários e cursos oferecidos aos profissionais das entidades fechadas. Aproveito também para parabenizar os formandos e desejar muito sucesso em suas carreiras”, disse Cláudia Trindade.

Antecedentes – O Consultor e ex-presidente da Previpar, Sílvio Renato Rangel, lembrou do início da formação da associação. “Acompanhei desde o início da Previpar há mais de 20 anos. Começamos como um grupo de amigos que deu origem ao embrião da associação. Era um grupo informal, que foi institucionalizada posteriormente”, lembrou.

O ex-presidente reforçou ainda o espírito associativo da Previpar e a atitude de parceria em relação à Abrapp, sempre preservada ao longo de sua história. “Sempre buscamos uma relação de complementaridade na relação com a Abrapp”, disse. Sílvio Rangel recordou ainda a realização do primeiro encontro da região Sul como um marco da associação em 2009.