Notícias
23/03/2015


RESPOSTA AO JORNAL
Admiradores das tradições de O Estado de S. Paulo, em particular da correção com que informa os seus leitores, temos, no entanto, de notar que o editorial econômico publicado na edição de hoje (20 de março), sob o título “Ajuste necessário nos fundos de pensão estatais ” traz uma visão incorreta acerca dos fundos de pensão que esta Abrapp representa. Acreditamos que tal incorreção deva-se ao desconhecimento de particularidades que cercam o processo de capitalização das reservas previdenciárias.

No texto referido faltou, por exemplo, distinguir entre dois tipos de déficits, o conjuntural e o estrutural. O primeiro, como o próprio nome indica, é de natureza passageira e afeta não apenas um ou outro agente econômico, mas de modo geral a todos, pois é a economia do País que está sendo desafiada.

Cabe esclarecer aos leitores também que os fundos de pensão são investidores vocacionados para o longo prazo, uma forte característica sua e que resulta do fato dessas entidades previdenciárias viverem ciclos muito longos de acumulação de reservas. Como o passivo contém exigíveis que se encontram no geral em um horizonte distante de tempo, a atividade investidora caracteriza-se por ser um processo de longa duração. Nossos especialistas costumam dizer que, nesse caso, é muito mais importante ver o filme inteiro do que a foto isolada.

Disso resulta outra característica, a dispensa de ter de vender ativos apressadamente e mesmo com prejuízo para fazer frente a compromissos urgentes. E enquanto não venderem o ativo conjunturalmente desvalorizado, os fundos de pensão devem considerar o suposto “prejuízo” apenas contabilmente.

Para se ter ideia do quanto tais variações de preços são conjunturais, basta dizer que empresas como Petrobras e Vale, ambas entre as mais afetadas, até recentemente proporcionavam expressivos ganhos aos que nelas investiram.

Tais observações são importantes porque justas e, sabemos todos, a justiça é um valor fundamental para o seu jornal. Por isso mesmo, presta a Abrapp tais esclarecimentos, na esperança de ver os fundos de pensão retratados como de fato são: internacionalmente o sistema fechado de previdência complementar brasileiro é reconhecido como um modelo vitorioso, bem sucedido quanto à gestão, governança e controles.

E uma das melhores provas disso é que os fundos de pensão, após registrar uma rentabilidade de 2.187% nos últimos 20 anos, um resultado bastante acima do exigível atuarial de 1.189% no mesmo período, dispõem hoje de todas as condições patrimoniais para fazer frente aos compromissos expressos no passivo.

Entenda esses nossos comentários como uma contribuição, informações que oferecemos para que O Estado de S. Paulo mantenha sua tradição de seguir sempre na trilha da verdade, a mesma que nos torna a todos admiradores de seu jornal”.
Outras notícias
24/04/2017


Previpar e AssPrevisite promovem Dinâmica com a Previc em Curitiba
A Previpar em parceria com a AssPrevisite promoveu no último dia 11 nova dinâmica com a Previc, com o tema "O decreto nº 8.992, a nova estrutura Organizacional da Previc e as relações com as Entidades Fechadas de Previdência Complementar”.
19/04/2017


Encontro no Sul reforça união e busca de objetivos
Mais de centena e meia de dirigentes de associadas de 3 estados participaram do Encontro Regional Sul 2017 em Porto Alegre.
22/11/2016


Investidor Institucional promove 15º Ciclo Perspectivas de Investimentos 2017
A revista Investidor Institucional irá realizar entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro o ciclo de fóruns Perspectivas de Investimentos 2017.
22/11/2016


Dinâmicas AssPreviSite com a Previc em parceria com a PREVIPAR
A Previpar em parceria com a ASSPrevisite promove na sexta-feira (25) nova dinâmica com a Previc, com o tema "Mudanças 2016: Status atual do Sistema, cenário vigente e visão das expectativas
21/11/2016


OABPrev PR promove IV Seminário de Direito Previdenciário
A Comissão de Direito Previdenciário da OAB Paraná promove no dia 25 de novembro (sexta-feira) o IV Seminário de Direito Previdenciário.
31/10/2016


Previpar e BRAM promovem café da manhã com palestras sobre investimentos
A Bradesco Asset Management - BRAM – promove com o apoio da PREVIPAR, um Café da Manhã para discutir o cenário econômico e as estratégias para as Políticas de Investimento 2017.
19/10/2016


Previpar promove evento em homenagem ao Dia da Secretária
A Associação dos Fundos de Pensão do Paraná – Previpar - realizou dia 06 de outubro, um evento em comemoração ao Dia da Secretária, celebrado em 30 de setembro. Mais de 30 secretárias de entidades associadas e de suas patrocinadoras participara
23/03/2015


PREVIC NA DIREÇÃO DA SEGMENTAÇÃO
Dando continuidade às medidas de desoneração, simplificação e flexibilização que vêm sendo adotadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, foi assinada Instrução relativa ao Projeto de Segmentação...
23/03/2015


RESPOSTA AO JORNAL
Reproduzimos, em seguida, mensagem do Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, ao jornal O Estado de S. Paulo.
41. 3039-2277
Rua Conselheiro Laurindo, 502 - sala 1001 - Curitiba - Paraná
Eureka | Agência de publicidade e propaganda em Curitiba