Notícias
13/09/2018


39° CPCF: Conhecimento, inovação e agilidade para se preparar para a Disrupção
Com mais de 3,3 mil participantes, o 39°Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, celebrou os 40 anos da Abrapp completados em 2018 com muita representatividade e grande acúmulo de experiência e conhecimentos técnicos. Considerado o maior evento mundial de Previdência Complementar, o Congresso discutiu neste ano a “Disruptura e o Mundo do Novo Século” com um time de especialistas e pensadores de primeira linha formado por nomes do cenário nacional e internacional. O evento foi encerrado em grande estilo com a palestra do consultor e guru da administração mundial, o indiano Ram Charan.

“A disrupção inevitavelmente ocorrerá”, enfatizou o professor da Harvard Business School. O pensador propôs uma reflexão sincera para a plateia lotada nesta quarta, 12 de setembro, no terceiro e último dia do evento, sobre a preparação para o momento de disrupção em nosso setor. Para isso, é necessário buscar os sinais de alertas, informações de novas tendências e lembrar que o mercado atual não tem fronteiras. Alertou ainda para a importância do uso dos algoritmos, que são utilizados pelas startups bem sucedidas. “É muito importante utilizar os algoritmos no setor de seguros e previdência”, recomendou Charan.

A palestra de encerramento do Congresso foi a coroação de uma ampla programação que discutiu a inovação e a necessidade de reinvenção do sistema. A maior parte das plenárias e apresentações técnicas tocou no tema das mudanças na sociedade, com o aumento da longevidade, da aceleração tecnológica e dos impactos na previdência. Neste contexto, também foram realizados debates muito produtivos sobre a Reforma da Previdência, as propostas para o próximo governo, governança e investimentos.

“A necessidade da Reforma da Previdência teve um importante reforço após os mais novos cálculos demográficos elaborados pelo IBGE. Em sua recente revisão das projeções da população, o instituto constatou que a população idosa brasileira está aumentando mais rapidamente do que se imaginava”, disse o diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, na sessão de abertura, na segunda, 10 de setembro. Já no discurso de encerramento, o Diretor Presidente defendeu a flexibilização das regras do sistema e a recriação do Ministério da Previdência. “Estamos levantando a bandeira de volta do Ministério da Previdência, para retomar o cunho social dos assuntos previdenciários”, disse (leia mais ). Ressaltou ainda a utilização da criatividade para retomar o crescimento do sistema, como por exemplo, com a criação dos planos voltados para familiares de participantes.

As equipes de Notícias do Congresso e a TV Abrapp realizaram uma ampla cobertura das plenárias, entrevistas com palestrantes e especialistas e principais novidades. Todo o conteúdo de reportagens e entrevistas em vídeo está disponível no hotsite e no aplicativo do evento ( clique aqui para ler e assistir os vídeos).

Plano 2022 - Além de contar com uma longa história, com “raízes sólidas”, não só de passado vive a Abrapp. A associação que representa o sistema de entidades fechadas, que administram ativos da ordem de R$ 847,5 bilhões, projeta-se para o futuro para abrir caminho para o fomento e a inovação. Para isso, utilizou no 39°CPCF um dinâmico sistema de enquetes, desenvolvido pela consultoria Nodal, que recolheu subsídios e informações dos congressistas para reunir em um projeto para o futuro. Chamado de Plano 2022, os resultados foram apresentados no último dia do evento.

Ao pedir uma palavra para resumir a participação no Congresso, o termo mais citado foi “Inovação”, seguida por “Mudança” e “Conhecimento”. Os termos apareceram em uma nuvem de palavras que destacava as mais acionadas pelo público, que respondiam às questões em tempo real.

Em seguida, foram apresentadas 12 questões para avaliar as propostas para a Previdência Complementar Fechada, no contexto do próximo governo. Para terminar, o sistema recolheu informações sobre a motivação e comprometimento com o Plano 2022. A última pergunta sobre “a motivação a agir dentro da realidade” após a participação no 39° CPCF alcançou a expressiva nota média de 8,2.

Fonte: Abrapp
Outras notícias
13/09/2018


39° CPCF: Conhecimento, inovação e agilidade para se preparar para a Disrupção
Com mais de 3,3 mil participantes, o 39°Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, celebrou os 40 anos da Abrapp completados em 2018 com muita representatividade e grande acúmulo de experiência e conhecimentos técnicos.
01/08/2018


Evento debate Cenário Político e Desafios Econômicos do novo Governo
A Previpar em parceria com a BTGPactual Asset Management promoveu no último dia 27 em Curitiba, um Café da Manhã voltado aos dirigentes e profissionais dos fundos de pensão. Os palestrantes, Luciano Dias, sócio-diretor da CAC Consultoria Política e
27/07/2018


Parceria entre UniAbrapp e Previpar promove primeiro treinamento em Curitiba
O convênio firmado entre a Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e a Previpar (Associação das EFPCs do Paraná) já começa a render frutos. Nesta semana, foi iniciada a primeira turma do curso Exercício da Função de Cons
22/05/2018


Plenária sobre investimentos reúne profissionais dos fundos de pensão
A Mercer em parceria com a Previpar promoveu no dia 22 de maio no auditório da Fundação Sanepar, em Curitiba, uma plenária sobre investimentos, voltada aos profissionais dos fundos de pensão.
15/05/2018


PREVIPAR fortalece parceria com entidades associativas da região sul
As três entidades associativas da região sul do país, a Previpar, a Tchê Previdência e a ASCPrev aproveitaram a participação no 9º Encontro de Previdência Complementar – Região Sul, realizado nos dias 9 e 10 de maio, em Porto Alegre/RS, para
20/12/2017


Abrapp participa de evento em Curitiba e promove aproximação com Previpar
O Diretor Presidente da Abrapp Luís Ricardo Marcondes Martins participou de um café da manhã nesta terça, 19, organizado pela Previpar - Associação dos Fundos de Pensão do Paraná.
24/04/2017


Previpar e AssPrevisite promovem Dinâmica com a Previc em Curitiba
A Previpar em parceria com a AssPrevisite promoveu no último dia 11 nova dinâmica com a Previc, com o tema "O decreto nº 8.992, a nova estrutura Organizacional da Previc e as relações com as Entidades Fechadas de Previdência Complementar”.
19/04/2017


Encontro no Sul reforça união e busca de objetivos
Mais de centena e meia de dirigentes de associadas de 3 estados participaram do Encontro Regional Sul 2017 em Porto Alegre.
22/11/2016


Investidor Institucional promove 15º Ciclo Perspectivas de Investimentos 2017
A revista Investidor Institucional irá realizar entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro o ciclo de fóruns Perspectivas de Investimentos 2017.
22/11/2016


Dinâmicas AssPreviSite com a Previc em parceria com a PREVIPAR
A Previpar em parceria com a ASSPrevisite promove na sexta-feira (25) nova dinâmica com a Previc, com o tema "Mudanças 2016: Status atual do Sistema, cenário vigente e visão das expectativas
21/11/2016


OABPrev PR promove IV Seminário de Direito Previdenciário
A Comissão de Direito Previdenciário da OAB Paraná promove no dia 25 de novembro (sexta-feira) o IV Seminário de Direito Previdenciário.
31/10/2016


Previpar e BRAM promovem café da manhã com palestras sobre investimentos
A Bradesco Asset Management - BRAM – promove com o apoio da PREVIPAR, um Café da Manhã para discutir o cenário econômico e as estratégias para as Políticas de Investimento 2017.
19/10/2016


Previpar promove evento em homenagem ao Dia da Secretária
A Associação dos Fundos de Pensão do Paraná – Previpar - realizou dia 06 de outubro, um evento em comemoração ao Dia da Secretária, celebrado em 30 de setembro. Mais de 30 secretárias de entidades associadas e de suas patrocinadoras participara
23/03/2015


PREVIC NA DIREÇÃO DA SEGMENTAÇÃO
Dando continuidade às medidas de desoneração, simplificação e flexibilização que vêm sendo adotadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, foi assinada Instrução relativa ao Projeto de Segmentação...
23/03/2015


RESPOSTA AO JORNAL
Reproduzimos, em seguida, mensagem do Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, ao jornal O Estado de S. Paulo.
41. 3039-2277
Rua Conselheiro Laurindo, 502 - sala 1001 - Curitiba - Paraná
Eureka | Agência de publicidade e propaganda em Curitiba